Alunos de Química e Engenharia visitam o CNPEM e o acelerador Sirius
Cerca de 40 alunos dos cursos de Química e Engenharia das Faculdades Oswaldo Cruz participaram, no último dia 29 de maio, da 8ª edição do Ciência Aberta, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Reconhecido como uma das maiores iniciativas de divulgação científica do país, o evento proporcionou […]
Cerca de 40 alunos dos cursos de Química e Engenharia das Faculdades Oswaldo Cruz participaram, no último dia 29 de maio, da 8ª edição do Ciência Aberta, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).
Reconhecido como uma das maiores iniciativas de divulgação científica do país, o evento proporcionou aos estudantes uma experiência prática e imersiva em alguns dos mais avançados laboratórios de pesquisa do Brasil, aproximando a formação acadêmica da realidade da ciência e da inovação tecnológica.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios de referência nas áreas de engenharia, biociências, nanotecnologia e bioenergia. O grande destaque da programação foi a visita ao Sirius, uma das mais modernas fontes de luz síncrotron do mundo, equipamento de última geração utilizado para pesquisas de alto impacto em diversas áreas do conhecimento.

Além do Sirius, os estudantes também conheceram outras estruturas do CNPEM, ampliando sua visão sobre pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação industrial.
Para os participantes, a atividade representou uma importante oportunidade de integração entre teoria e prática, permitindo compreender de forma mais concreta conceitos abordados em sala de aula e visualizar diferentes possibilidades de atuação profissional e acadêmica.
A aluna Letícia Teixeira Cancian, do curso de Engenharia, destacou a relevância da experiência:
“Conhecemos o Sirius e pudemos entender algumas das etapas fundamentais para o seu funcionamento. Além disso, visitamos o Laboratório de Biorrenováveis e compreendemos como funciona a fermentação na indústria, processo muito interessante que está diretamente relacionado ao projeto elaborado pelo meu grupo na disciplina de Introdução à Engenharia. O evento contava com muitos outros laboratórios e atividades para serem visitados.”

A participação dos alunos reforça o compromisso das Faculdades Oswaldo Cruz com uma formação conectada à ciência, à inovação e às demandas do mercado, proporcionando vivências que enriquecem o aprendizado e ampliam as perspectivas profissionais dos futuros engenheiros e químicos.
O sucesso da visita já garantiu a participação da instituição na próxima edição do evento, prevista para 2027.
