Destaque-se no mercado com a Pós em Metodologias Computacionais Aplicadas ao Planejamento Racional de Fármacos
Recursos didáticos que serão empregados: artigos científicos e capítulos de livros, vídeos técnico-científicos, programas computacionais de utilização livre para academia e que sejam muito utilizados em pesquisas de planejamento e desenvolvimento de fármacos
Horários do Curso de Metodologias Computacionais Aplicadas ao Planejamento Racional de Fármacos
Horário das Aulas:
Intervalo:
Apresentação
• Curso de Pós–Graduação Lato Sensu
• Modalidade do curso: Presencial
• Aulas: Um Sábado e Domingo por mês: das 8h às 18h
• Carga horária total: 440 horas
• Duração: 4 semestres
• Curso em formação – As turmas serão formadas e terão as datas de inicio definidas mediante número mínimo de alunos.
• Entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso): Não obrigatório.
Grade Curricular
• Princípios de Ação dos Fármacos
• Cinética de Enzimas e de Receptores Celulares
• Processo de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos
• Ferramentas Bioanalíticas Utilizadas em Etapas Iniciais do Planejamento de Fármacos
• Programas para Desenho, Manipulação e Cálculo de Propriedades de Moléculas e Tutoriais de Aplicação
• Forças Intermoleculares e Modelagem Molecular de Fármacos
• Estratégias Computacionais e Experimentais Utilizadas no Processo de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos
• Introdução à Bioinformática
• Planejamento de Fármacos Baseado na Estrutura do Alvo Biológico (Structure-Based Drug Design)
• Planejamento de Fármacos Baseado na Estrutura do Ligante (Ligand-Based Drug Design)
• Planejamento de Fármacos Baseado na Estrutura do Ligante (Ligand-Based Drug Design) e o reposicionamento de fármacos
• Bases de Dados Químico-Biológicas e Mineração de Dados
• Introdução à Dinâmica Molecular I
• Produtos Naturais como Fonte de Compostos Bioativos e Estruturas Privilegiadas
• Planejamento de Fármacos Baseado em Fragmentos 18
• Planejamento de Fármacos Baseado em Peptídeos (Peptide-Based Drug Design)
• Estudo de Propriedades de Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção 18
• Estudos toxicológicos
• Introdução sobre patentes
• Metodologia do Trabalho Científico
Proposta do curso
Recursos didáticos que serão empregados: artigos científicos e capítulos de livros, vídeos técnico-científicos, programas computacionais de utilização livre para academia e que sejam muito utilizados em pesquisas de planejamento e desenvolvimento de fármacos
Público alvo
O curso é destinado a todos os profissionais e egressos das áreas Biológica, Biotecnológica, Química e da Saúde, e que buscam ampliar seus conhecimentos para aplicar em projetos, trabalhos e pesquisa envolvendo o planejamento de moléculas com atividade biológica, incluindo fármacos, vacinas e marcadores biológicos, para saúde humana e animal e/ou agricultura.
Coordenação
Aderson Zottis
Farmacêutico Industrial, com especialização em Bioquímica Aplicada, mestrado em Química de Produtos Naturais, Doutorado em Física Biomolecular, Pós–doutorado em Química e Física Molecular, Pós–doutorado em Bioquímica de Macromoléculas e Doutorando em Biotecnologia. Possui uma patente a partir da utilização de diferentes metodologias computacionais que propiciou o planejamento e descoberta de um peptídeo cíclico com atividade antibacteriana e antitumoral.
Coordenador do Curso
Paulo Roberto Miele - Doutor
Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas
Currículo
Paulo Roberto Miele – Doutor
Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas “Oswaldo Cruz”. Especialista em Marketing pela ESPM/SP. Militou por mais de 20 anos na área Industrial Farmacêutica em cargos de direção (Bristol Mayers Squibb, Abbott, Stanley). Atuou como consultor da Organização Pan–Americana da Saúde e Diretor na Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
Marcela Simões
Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo – USP, especialista em Economia e Gestão de Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e em Advocacy e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atualmente é mestranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP.
Foi pesquisadora da Universidade de São Paulo em projetos com a FGV e a ONU/PNUD para construir indicadores de políticas públicas e relações governamentais e Analista de Acesso e Inovação Sr. na Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA), trabalhando diretamente com as áreas de Acesso/Avaliação de tecnologias em saúde, Patient Relations e Advocacy, Responsabilidade Social Corporativa, Compliance/Código de Conduta, Inovação e Biotecnologia. Na Takeda já foi especialista em Advocacy e Relacionamento com as Associações de Pacientes e hoje é Coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa.
Enviar um e-mail
Nossa Estrutura e Comunidade
25 laboratórios
multidisciplinares
Sala de Estudos
Biblioteca
Alfredo Monteiro
Auditório
Hirondel
Estacionamento
Próprio
Copa
dos Alunos
7 laboratórios
de informática
Sala de Descanso
Sala DesFOCa
Quadra
Poliesportiva
Fale Conosco
Solicite um contato prioritário!
Preencha o formulário e receba um atendimento personalizado. Nossa equipe está pronta para esclarecer suas dúvidas e ajudar você a começar sua jornada acadêmica.
-
Resposta em até 24 horas
-
Atendimento personalizado
-
Sem compromisso
Ainda tem dúvidas?
Entre em contato pelo WhatsApp Oficial e fale já
com a nossa equipe de atendimento.