Graduação em Publicidade e Propaganda
Graduação em Publicidade e Propaganda - FOC
Publicitário, o profissional que usa a criatividade e estratégia para fortalecer marcas, produtos e serviços e impulsionar a economia.
Até os dias de hoje é comum escutarmos o célebre ditado “a propaganda é a alma do negócio”, o que reforça de certa maneira a importância da nossa profissão para o desenvolvimento da economia e sociedade, mas você sabe o que faz um Publicitário?
Procuraremos através desse texto, explorar pontos importantes com o intuito de desmistificar a importância da nossa profissão.
De uma maneira mais objetiva, podemos afirmar que fazer a Publicidade e Propaganda é deixar o produto ou empresa em destaque, tornar mais visível, criar personalidade e valores que diferenciem no mercado de consumo.
Ações de Publicidade e Propaganda também são importantes para impulsionar a economia, pois é através de estratégias criadas para vender mais que o consumo cresce, ou seja, nossa profissão desempenha papel de convencimento, de articulação de novas necessidades de consumo.
Mas afinal, o que faz um publicitário?
O publicitário, terá como principal função estabelecer formas de divulgar produtos e serviços de uma determinada marca. Todas as ações planejadas por esse profissional devem ser muito bem pensadas, pois só assim o cliente conseguirá ter no mercado uma imagem de marca forte e consolidada.
O profissional também tem a função de criar campanhas criativas e envolventes para um consumidor determinado através de pesquisas. Criar estratégias de Branding para fortalecimento de marca.
Esse profissional também deverá escolher para divulgar a sua campanha, o canal de comunicação mais adequado, como TV, Streaming, sites na internet, Podcast, redes sociais, mala direta, entre outros.
Outra função desenvolvida pelo publicitário diz respeito a área criativa, pois esse profissional poderá criar e produzir peças usadas nas campanhas como impressos, manual de marca, sinalizações, materiais para ponto de venda como cartazes, faixas, vitrine, matérias para redes sociais, anúncios para campanhas digitais e off (jornais e revistas), materiais promocionais, eventos etc.
E ainda, com tantas mudanças tecnológicas, o publicitário pode atuar no marketing digital, aplicando na prática as técnicas aprendidas no curso como análise das tendências dos consumidores e mercado, da concorrência.
Como pensamos nosso curso?
Um dos objetivos do nosso curso é oferecer formação que potencialize o comunicador social a pensar a recepção dos produtos midiáticos e a fazer a análise crítica dos meios.
Por isso, na formação adquirida nos quatro anos de curso, o aluno terá base para direcionar a solução mais adequada para a resolução dos problemas de comunicação dos clientes, ou seja, ele estará apto a criar uma campanha de publicidade e propaganda completa que crie posicionamento e performance às marcas.
A proposta é ensinar as técnicas para planejar, criar, produzir e gerenciar uma comunicação publicitária, sempre prevendo que no final do curso o aluno esteja capacitado para atuar no mercado de trabalho com conhecimento e habilidades gerais necessários para a prática da profissão
Além disso, procuramos fazer um curso que possibilite ao aluno ter perfil reflexivo, criativo e técnico, com competências para observar problemas e apresentar soluções embasadas em conceitos, incentivamos o trabalho em equipe, a liderança de grupos de pessoas nas atividades afins, o bom relacionamento interpessoal, o pensamento analítico e valores de responsabilidade social, justiça e ética dentro de atuação profissional e vida pessoal.
O mercado de trabalho
São inúmeras as possibilidades de quem se forma em publicidade e propaganda, o mercado é muito amplo, contudo, pode–se destacar: as agências de publicidade, veículos de comunicação, departamentos de marketing de empresas, startups, Ongs, freelancers, assessoria de Imprensa, empresas prestadoras de serviço (como produtoras de vídeo, gráficas e estúdios de fotografia), consultorias de estratégia de marca, organizações não–governamentais e setor público.
Para conhecer mais sobre o curso confira no site.
Texto: Coordenador do curso, Julio Silva.