Startup ReactorModel Tecnologia e suas soluções de digitalização


Live
Live - Reactor Model
A ReactorModel desenvolve tecnologias da Indústria 4.0 e apresenta como solução uma plataforma inovadora para aumentar a eficiência do processo de Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria.

Utilizando essa plataforma, é possível reduzir o lead time nos laboratórios de P&D e reduzir o time–to–market permitindo assim que os clientes lancem seus produtos em menor tempo, o que gera maior competitividade no mercado.

É possível também responder rapidamente a variações de preços de matérias–primas das formulações e pode–se prevenir ou eliminar desvios de qualidade. Através de um otimizador profundo, pode–se encontrar sugestões de formulações com matérias–primas de menor custo.

A plataforma auxilia na retenção do expertise técnico produzido nos laboratórios e também permite a difusão deste conhecimento entre os químicos formuladores com diferentes níveis de experiência.

A digitalização no processo de P&D também auxilia a reduzir atividades que não agregam valor. Segundo o artigo Digitalizing the Paints and Coatings Development Process de Tomaž Kern *, Eva Krhac, Marjan Senegacnik and Benjamin Urh “através da digitalização pode–se reduzir em até 48% o tempo de pesquisa e desenvolvimento na indústria química. O uso de ferramentas digitais para facilitar o processo de desenvolvimento parece ser um possível caminho a ser seguido pela indústria de tintas e revestimentos, economizando tempo, materiais, dinheiro e protegendo o meio ambiente”.

O processo de P&D é um loop de tentativas e erros para desenvolver as melhores fórmulas que atendam as especificações e requisitos dos clientes. Durante o processo de desenvolvimento, os formuladores avaliam inúmeras combinações de matérias–primas e as melhores fórmulas serão preparadas nos laboratórios, aplicadas e seus resultados validados.

Mas então como pode–se maximizar a eficiência desse processo de formulação?
A ReactorModel cita alguns itens para auxiliar nesse processo:
• Melhorar predição através da modelagem avançada de engenharia química;
• Retenção e reutilização do conhecimento. Com essas informações pode–se utilizar o aprendizado de máquina com Inteligência Artificial para predizer características não modeláveis;
• Melhorar utilização do conhecimento disponível criando ferramentas de otimização de composição.
É nesse cenário que nasceu a solução da ReactorModel uma plataforma de formulações com algoritmos avançados de engenharia química e inteligência artificial para aumentar a eficiência do processo de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria, reduzindo o retrabalho, melhorando a capacidade de predição e aumentando a velocidade no seu processo de P&D.

São oferecidos módulos para formulação de resinas poliésteres, resinas alquídicas, resinas acrílicas, e estão em desenvolvimento o módulo de inteligência artificial e o módulo de misturas para formulações de tintas, vernizes, cosméticos, adesivos e outras composições que não tenham reações químicas.

Na LIVE será abordado:
1. Apresentação da empresa ReactorModel.
2. O software ReactorModel com exemplos de formulação de resina alquídica, resina poliéster, resina acrílica e como otimizá–las com o otimizador e otimizador profundo.
3. Apresentação de outras ferramentas disponíveis no software como funcionalidades gráficas, gerenciamento de custos e controle de acessos.

Publicado em: 02/05/2022 17:06:00 por: Mariana Amorim