Farmácia da Oswaldo Cruz presente no livro comemorativo dos 60 Anos da ABCFARMA.


ABC
Douglas Salles
A memória da Farmácia brasileira e da ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico estão intrinsicamente ligadas por anos de trabalho mútuo e comunhão de objetivos. Para celebrar 60 anos de sua fundação e brilhante trajetória, a ABCFARMA lançou um livro comemorativo que ilustra não só o percurso da entidade, mas a origem e evolução da ciência farmacêutica ao longo da história mundial.
Ao abordar o futuro do mercado farmacêutico, a ABCFARMA entrevistou o Diretor Pedagógico do curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz, Professor Doutor Paulo Roberto Miele, única escola particular de ensino superior de Farmácia a atingir o conceito máximo no ENADE.
Ao comentar sobre as perspectivas do setor farmacêutico, o Prof. Paulo Miele pondera que “o mercado sempre terá espaço para absorver profissionais bem capacitados e egressos de bons cursos de Farmácia”. Para o Prof. Miele, o segmento farmacêutico no Brasil e no exterior é muito dinâmico e robusto, havendo disponibilidade de vagas nas dezenas de áreas de atuação disponíveis.
Segundo o Prof. Miele, a atualização do profissional de farmácia é imprescindível para acompanhar a evolução do setor. Tendências como farmacogenética e bioquímica molecular serão realidades cotidianas em poucas décadas.
Nas farmácias e drogarias, há uma reversão do posicionamento de espaço primordialmente comercial, que deixava em segundo plano sua vocação original de espaço voltado à saúde. As farmácias estão resgatando a importância do trabalho, do preparo e do conhecimento que só o farmacêutico possui, voltando a receber seus clientes em consultórios para orientação específica da utilização do medicamento, alertando sobre efeitos colaterais, interações medicamentosas e alimentares, explicando dosagens e horários em que o produto deve ser consumido, onde deve ser armazenado etc. Atualmente, quase 3.000 farmácias já contam com consultórios como esses.
A ABCFARMA em parceria com as Faculdades Oswaldo Cruz têm um modelo deste formato de consultório em desenvolvimento. Esta característica, além de permitir mais privacidade, agrega valor ao serviço prestado, complementa o Prof. Miele.


Prof. Paulo Miele – Diretor do Curso de Farmácia

Publicado em: 20/02/2020 15:43:00 por: Mariana Amorim