Artigo dos alunos de Engenharia de Produção da Oswaldo Cruz é publicado na South American Development Society Journal – SADSJ.


Alunos
Douglas Salles
Os alunos formandos do curso de Engenharia de Produção da Oswaldo Cruz, Bárbara Schröter, Bruno Beretta, Júlio Batista e Leonardo Abate, sob a orientação do professor Gilberto Francisco de Oliveira, tiveram o artigo MELHORIA DO PROCESSO LAST–MILE publicado no SOUTH AMERICAN DEVELOPMENT SOCIETY JOURNAL – SADSJ. A conquista é de suma importância pela relevância da publicação no meio científico e acadêmico.
O artigo aborda a implementação bem–sucedida de um projeto de monitoramento de distribuição em tempo real em uma grande empresa de entregas, sendo decorrente do trabalho de conclusão de cursos (TCC) que o grupo desenvolveu e obteve pela banca avaliadora na Faculdade Oswaldo Cruz a nota máxima (dez).
O artigo está incluído na última edição do SADSJ, de fevereiro de 2020 (http://www.sadsj.org/index.php/revista/issue/view/16) e trata do Processo Last–Mile, um tema em evidência atualmente pelas empresas que dependem da entrega física de seus produtos ou da entrega dos produtos de seus parceiros comerciais.
Last–Mile (ou a última milha, o último trecho de entrega entre a empresa e seu cliente) é o percurso com o maior custo de todo o processo de entrega e impacta a maior probabilidade de atrasos dada a quantidade de variáveis envolvidas, sendo portanto, um fator de diferencial competitivo importante nesse mercado para empresas que detém o processo de monitoramento em tempo real.
A revista científica SADSJ é de livre acesso, publicada com a colaboração técnica de uma equipe multidisciplinar de professores, mestres e doutores. Seus artigos são destinados a pesquisadores, professores, estudantes e especialistas em Logística e Operações, Comércio Exterior, Empreendedorismo, Meio Ambiente, Educação e demais temas Interdisciplinares. O foco é o desenvolvimento Sul–Americano.
Para serem publicados, os artigos são avaliados em duas etapas. Primeiro, a Revisão por Pares passa por uma avaliação preliminar do Editor Chefe, que analisa a adequação dos trabalhos de acordo com a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.
Em seguida, os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de Avaliadores externos a Instituição, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta a relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.
O professor Gilberto aponta que o artigo elaborado pelos alunos da Oswaldo Cruz exigiu um trabalho de pesquisa e de investigação com uso de muitos conceitos tratados em vários componentes curriculares abordados ao longo do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Oswaldo Cruz.
Além das disciplinas comuns à formação do engenheiro, o curso de Engenharia de Produção da Oswaldo Cruz traz outras disciplinas como economia, administração geral, sociologia, contabilidade, administração da produção, habilitando o futuro profissional a racionalizar técnicas produtivas e organizar atividades logísticas, financeiras e comerciais, que promovam a adequação da empresa ao cenário econômico do país ou ao cenário internacional.


Legenda da foto:
Alunos do curso de Engenharia de Produção com artigo publicado no South American Development Society Journal. Da esquerda para a direita: Júlio Batista, Leonardo Abate, Professor Gilberto F de Oliveira, Barbara Schröter e Bruno Bereta.

Publicado em: 20/02/2020 15:35:00 por: Mariana Amorim