Alunos de Engenharia de Produção realizam visita técnica à Clariant


Alunos
Arquivo pessoal
Os alunos do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Oswaldo Cruz realizaram no dia 17 de agosto uma visita técnica à Clariant, uma das principais empresas de produtos químicos especializados do mundo. A atividade realizada na sede da empresa em Suzano e organizada pelo professor Daniel Fontanesi Rossi teve por objetivo apresentar as complexidades e as rotinas de uma grande indústria.

“Na visita técnica à Clariant os alunos tiveram uma oportunidade de conhecer uma das maiores plantas químicas do mundo. Puderam entender as complexidades e as rotinas de uma grande indústria, suas facilidades, seus problemas e os benefícios que os produtos ali produzidos promovem para outras indústrias do segmento, especialmente a Cosmetologia”, explica o professor Daniel Fontanesi.

A atividade fez parte de um programa mantido desde 2018 pela Clariant chamado “Empresa–Escola” para atrair novos talentos. Paralelamente, a Prefeitura do município de Suzano apoia a iniciativa e mantém o chamado turismo industrial. “Várias escolas de nível técnico já fizeram essa visita, porém nossa escola foi a primeira faculdade aceita no programa”, aponta Daniel Fontanesi.

“Um dos benefícios do aluno visitante é justamente enxergar aplicações práticas de várias disciplinas que estão no currículo do curso”

O setor de pesquisa e desenvolvimento da Clariant tem como foco acompanhar as principais tendências de eficiência energética, matérias–primas renováveis, mobilidade isenta de emissões e preservação de recursos finitos.

“Um dos benefícios do aluno visitante é justamente enxergar aplicações práticas de várias disciplinas que estão no currículo do curso, como Termodinâmica, Cálculo de reatores, Operações Unitárias, Meio Ambiente, organização industrial, administração da produção, controle de processos químicos, tempos & métodos, planejamento da produção, entre outras”, descreve o docente.

Durante a atividade, os alunos das Faculdades Oswaldo Cruz puderam conhecer o galpão exclusivo do espaço–escola, destinado a aulas práticas. O espaço contém mais de 10 bancadas, cada uma com um tipo específico de equipamento e instrumento em corte para entendimento da mecânica das peças, como bombas, trocadores de calor, sistemas de filtração, mancais e rolamentos e reatores tipo batch.







Publicado em: 04/09/2019 16:48:00 por: Egidio Oliveira