Alunos de Engenharias apresentam trabalhos do Projeto Integrador de Disciplinas


Alunos
Prof. Mário Fonseca
Os alunos da 1ª série do Ciclo Básico de Engenharia das Faculdades Oswaldo Cruz apresentaram no dia 08 de maio os trabalhos realizados no Projeto Integrador de Disciplinas (PID). A atividade visou conectar as várias disciplinas que compõe a grade para os estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos em uma situação da área de Engenharia, neste caso construir um protótipo de embalagem.

“A ideia do PID é trabalhar nos discentes questões como cooperação, aplicação técnica e teórica e, principalmente, fazê–los entender a importância da convergência entre diversas áreas do conhecimento para a prática da Engenharia. Os alunos desenvolveram uma embalagem confeccionada a partir de uma folha A4 dobrável”, explica o coordenador do Ciclo Básico de Engenharia, Prof. Dr. Mário Cesar Daniel da Fonseca.

Na atividade os alunos necessitaram encontrar um corte apropriado para obter através de colagens simples uma caixa que satisfizesse as seguintes exigências:

– sem tampa;
– os lados devem possuir a mesma altura;
– deve possuir o maior volume possível;
– definir uma aplicação para a embalagem, ou seja, propor o que será armazenado na embalagem e sua quantidade (em gramas). Escolher o melhor material a ser utilizado na confecção da embalagem, levando em conta o que se vai armazenar (atenção para a escolha apropriada do material para confeccionar a embalagem).
– considerando o material da embalagem, deve–se ainda definir sua densidade e a massa (em gramas) necessária para a confecção da mesma.

“Estimulamos o trabalho em equipe, que cremos ser fundamental para estimular a cooperação e o esforço coletivo para a resolução de um problema”

O projeto foi desenvolvido em equipes com no mínimo três e no máximo cinco integrantes. “Estimulamos o trabalho em equipe, que cremos ser fundamental para estimular a cooperação e o esforço coletivo para a resolução de um problema”, destaca o professor Mário Fonseca.

Cada turma foi orientada por dois estudantes das séries avançadas (3ª, 4ª ou 5ª séries) das Engenharias. Nessa tutoria, ou mentoring, os tutores auxiliaram as equipes no desenvolvimento do projeto e foram orientados para não fornecerem a solução para o problema do projeto. Aos tutores participantes do projeto, mediante a comprovação de uma participação ativa e de qualidade na orientação das turmas, foram atribuídos bônus acadêmicos através de horas complementares.

“Os discentes foram divididos em grupos em suas turmas na 1ª. série e desenvolveram o trabalho no período entre 06 de abril e 06 de maio, recebendo apoio dos tutores às segundas–feiras. Nesse período tiveram de fazer cálculos, projeções ortogonais, pesquisas fundamentadas em referências confiáveis e conversões de unidade”, explica Mário Fonseca.





Publicado em: 24/05/2019 11:53:00 por: Egidio Oliveira