Colégio Oswaldo Cruz


Colégio Oswaldo Cruz Formação 360°

Área: Ensino Médio

Período: Manhã e Tarde*

Duração: 3 anos (Ensino Médio) + 1 semestre (opcional) no período noturno (para a conclusão do curso técnico)

Carga Horária: 3.680 à 3.760 horas*

Ato Regulatório: Reconhecimento Portaria COGESP de 14/01/1983, D.O.E. 02/03/2002.

Mensalidade para 2021

R$ 1.170,00


Programa de Bolsas
 

Apresentação

Como uma escola associada à Unesco, o Colégio Oswaldo Cruz oferece um Ensino Médio forte, que prepara o aluno para a vida e para ingresso nas melhores universidades.

As principais áreas do conhecimento humano são estudadas e trabalhadas através de desenvolvimento de projetos e de estudos práticos em laboratórios modernos e bem equipados, bem como em visitas de campo.

Escola Associada à UNESCO!

Unesco

Os temas permantentes dos projetos foram todos indicados pela PEA-UNESCO, e despertam nos alunos fortes conceitos históricos, humanistas e ambientais. Ao mesmo tempo, o aluno pode optar por se preparar profissionalmente, através dos cursos técnicos da Escola Técnica Oswaldo Cruz, que podem ser feitos junto com o Ensino Médio, no período matutino.

O Projeto Pedagógico foi criado para que os dois cursos possam ser feitos ao mesmo tempo, o que representa a formação do aluno para a vida, para a universidade e para o mercado de trabalho. Ou seja, uma formação 360º. Todavia é o aluno e sua família que optam por fazer apenas o Ensino Médio Tradicional ou o Concomitante como a formação profissional

Cursos Técnicos Concomitantes

Química:

O aluno sai preparado para atuar em indústrias químicas, vendas, controle ambiental e qualidade dos produtos.

Eletrônica:

Prepara o aluno para trabalho em áreas de automação e controle, eletrônica industrial e instalações elétricas.

Edificações:

Forma técnicos para a atuação na elaboração, execução e supervisão de projetos e etapas construtivas de obras.

Informática:

O técnico em informática é um profissional com inúmeras possibilidades de atuação, tais como: Suporte Técnico, Desenvolvimento de softwares, Webdesign – criação de sites, Administração de Redes de computadores, Organização de banco de dados entre outras, podendo atuar no setor público, privado e até mesmo empreendendo o seu próprio negócio.

Infraestrutura

– Laboratórios multidisciplinares de Informática, Química, Eletrônica.
– Sala de desenho para Edificações.
– Recursos audiovisuais: sala de vídeo e multimídias.
– Anfiteatro.
– Sala de estudos.
– Biblioteca.
– Quadra poliesportiva.
– Lanchonete.
– Seguranças.

Serviços Pedagógicos

– Orientação Educacional e Profissional.
– Projeto de Prática Profissional e Estágio.
– Reforço escolar: Matemática.
– Grupos de Estudo monitorados.
– Atividades e treinamentos desportivos.
– Visitas Técnicas e Estudos do Meio.
– Simulados de ENEM e Vestibular.
- Exposição Acadêmica e Cultural - EXPOC.

Informações Adicionais

Horário das Aulas:

Manhã - De 2ª a 6ª feira, das 7h15 às 12h45 (Todos os cursos)

Tarde - Das 13h40 às 15h20 (Médio Tradicional uma vez por semana apenas na 1ª série) e (Técnico Concomitante 1 vez por semana nas 3 séries)

Carga Horária Total:

Ensino Médio Tradicional: 3.680 horas

Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio: 3.760 horas

Duração do Curso:

3 anos (Ensino Médio) + 1 semestre (opcional) no período noturno (para a conclusão do curso técnico)

Vantagens Exclusivas

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio que possibilita o ingresso ao Ensino Superior e a obtenção do Diploma de Técnico de Nível Médio, ao cursar mais um semestre e possibilita o registro nos Conselhos Regionais.

- Ensino Médio articulado ao Técnico, exclusivamente no período matutino, possibilitando ao aluno exercer outras atividades no período vespertino para ingressar na carreira escolhida. Ao finao do Técnico estará apto a requerer seu Registro no Conselho Profissional da área.

Temas e Projetos Indicados pela PEA-UNESCO

O 1º Ano Europeu do Patrimônio Cultural:

Visa disseminar a cultura europeia, sua história e seus valores, reforçando o sentimento de união dentro da Europa. Essa comemoração permitirá aos alunos a oportunidade de entender o presente e suas origens, por meio da compreensão enriquecedora do passado. Educação sobre Mudança Climática: relaciona-se à construção de resiliência e à redução da vulnerabilidade diante dos seus impactos. A aprendizagem pretende refletir sobre as práticas e tradições culturais, o que exigirá autotransformação dos hábitos e da cultura de nossos alunos.

Na Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020):

Serão estudadas as medidas para prevenir os acidentes no trânsito, os problemas da mobilidade urbana e da segurança, a necessidade de legislação mais rigorosa e medidas que protejam grupos vulneráveis, como ciclistas e pedestres.

Estudos e ações sobre Educação para a Cidadania Global:

Visam complementar a cidadania tradicional e o sentimento de pertencer a uma comunidade mais ampla e comum. Essa cidadania enfatiza a interdependência e a interconexão política, econômica, social e cultural entre os níveis local, nacional e global. Ressalta a promoção da educação para a cultura da paz, com especial atenção à conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente ao bullying. Também será abordado, por meio do tema transversal, a educação alimentar e nutricional com vistas à prevenção da obesidade e doenças precoces na adolescência.

A Década dos Afrodescendentes:

Constitui-se em estudo permanente, pois os africanos continuam a sofrer desigualdade e desvantagem em razão do legado da escravidão e do colonialismo.

Tais temas compõem as seguintes agendas para os alunos:

- Gincana Solidária– provas e desafios para os alunos, entre elas arrecadação de roupas e alimentos e realização de visitas solidárias, são elas:

a) A Casa Dom Gastão, Rua Prates, 263, Bom Retiro – doação de lanches, brindes e atividades lúdicas com as crianças de 2 anos de idade.

b) Ao Lar Vicentino de Idosos, Bairro de Ermelindo Matarazzo – doação de lanches e atividades de lazer com idosos.

c) Atividade com moradores de rua: distribuição de alimentos.

d) A ONG Marcelinho Protetor: auxílio na doação de cães e alimentação dos mesmos.

e) Doação de alimentos aos cães de ruas.

- Visita ao Museu do Futebol

- Visita ao Museu Afro Brasil

- Campeonato Interclasses de Basquete

- Semana de Orientação Educacional e Profissional, incluindo palestras e atividades com os temas sobre mercado de trabalho, educação profissional, atitudes e posturas profissionais, bullying, cyberbullying, educação alimentar, saúde e prevenção às drogas.

- Estudo do Meio por meio de visita na Termoverde Caieiras

- Estudo do Meio por meio de visitação a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri, para acompanhar todo o tratamento de esgoto realizado, além da digestão anaeróbica do lodo, que produz o biogás, alimentado em turbos geradores para produzir energia elétrica, além de converter o metano em gás carbônico.

- Campeonato de Futsal Interclasses

- Peças Teatrais

Agende uma Visita

Marque sua entrevista diretamente com o Diretor do Colégio, através do e-mail carlosquerido@oswaldocruz.br ou pelo telefone (11) 3825-8344.