COMUNICADOS

Em virtude da prorrogação da quarentena no Estado de São Paulo, informamos que também permanecem suspensas as atividades presenciais até segunda ordem. Todavia ratifica-se que as atividades pedagógicas continuam por meio remoto.
Atenciosamente,
Grupo Oswaldo Cruz.

Comunicado 31/07/2020 - Início das aulas segundo semestre 2020

São Paulo, 31 de julho de 2020
Horário de publicação: 15h09

Caros Alunos,

No dia 03 de agosto iniciaremos o 2º semestre de aulas de 2020.

Em atenção à orientação das autoridades públicas quanto à segurança sanitária, informamos que as aulas continuarão exclusivamente por meio remoto durante todo o mês de agosto. Ficaremos atentos ao desenrolar da Pandemia e à orientação dos órgãos públicos quanto ao retorno das aulas teóricas presenciais o que poderá ocorrer apenas após o dia 8 de setembro.

Estamos estudando a possibilidade de retomar as aulas presenciais em laboratórios, respeitando os protocolos de segurança sanitária, a partir da terceira semana de agosto. Tão logo tenhamos essa programação, informaremos a todos por meio de um comunicado específico.

Adiantamos a todos que os estudantes enquadrados nos grupos de risco ou mesmo aqueles que não se sentirem seguros ou confortáveis poderão, sem qualquer prejuízo, dar sequência aos seus estudos exclusivamente por meio remoto enquanto perdurar a pandemia.

Desejamos um ótimo início de semestre para todos. Continuem se protegendo e se dedicando bastante. Estamos com saudade!

Atenciosamente.

Departamento de Comunicação – Grupo Oswaldo Cruz.

Comunicado 30/06/2020 - Pagamento parcial da mensalidade

São Paulo, 30 de junho de 2020
Horário de publicação: 13h00

Caros Alunos ou Responsáveis Financeiros,

Informamos a todos que permanecem as condições especiais de redução temporária para o pagamento das mensalidades escolares para alunos/responsáveis financeiros que estejam enfrentando dificuldades em razão da quarentena. Você pode solicitar uma redução parcial da sua mensalidade escolar de 10% até 50%, inclusive para mensalidades que estejam atrasadas, sem acréscimos, ressalvado que os valores que ficarem pendentes (valor da redução de cada mensalidade) serão negociados apenas após o relaxamento da quarentena e poderão ser parcelados também sem qualquer acréscimo em até 12 meses. Aproveite estas condições para pagar, mesmo que parcialmente, eventuais mensalidades atrasadas. Para solicitar sua mensalidade com redução, siga as orientações abaixo:

  • Encaminhe um e-mail para atendimento@oswaldocruz.br;
  • Colocar no "assunto" do e-mail: Pagamento parcial de mensalidade escolar;
  • Mencionar no texto do e-mail obrigatoriamente:
    Nome completo;
    Curso, série/semestre e número de matrícula completo;
    Atividade profissional que exerce;
    Quais mensalidades quer pagar com redução e qual o percentual da redução;
    Endereço do e-mail para onde deveremos encaminhar os novos boletos;
    Se quiser (não obrigatório) apresente sua justificativa.


Contamos com o apoio de todos,

Atenciosamente.

Edilson Micheletti
Diretor Financeiro

Comunicado 29/05/2020 - Pagamento parcial da mensalidade

São Paulo, 29 de maio de 2020
Horário de publicação: 19h00

Caros Alunos ou Responsáveis Financeiros,

Tendo em vista a longa continuidade da quarentena em virtude da Pandemia do Coronavirus, há mais de 60 dias e o consequente agravamento da crise de renda enfrentada pela sociedade em geral, a Direção do Grupo Oswaldo Cruz resolveu ampliar as regras estabelecidas no comunicado de 26/03/2020, a saber:

- O pedido de pagamento parcial foi ampliado para 50% (o aluno paga 50% - redução de 50%);
- Ao final da quarentena os valores pendentes poderão ser parcelados em até 12 meses, a critério do aluno/responsável financeiro; Os pedidos de redução da mensalidade referente ao mês de junho, poderão ser efetuados até o dia 03/06/2020;
- Ficam mantidas todas as demais regras estabelecidas no comunicado do dia 26/03/2020, publicado no nosso site, na aba "comunicados sobre o coronavirus".

Desta forma esperarmos estar contribuindo para a manutenção dos estudos de todos.

Atenciosamente.

Carlos Quirino
Diretor Geral

Comunicado 29/05/2020 - Desconto na mensalidade

São Paulo, 29 de maio de 2020
Horário de publicação: 19h00

Caros Alunos ou responsáveis financeiros,

Tendo em vista a suspensão das nossas atividades presenciais físicas desde o dia 13 de março, solicitamos à nossa equipe financeira que fizesse um levantamento de toda a economia obtida neste período (já incluindo a estimativa para o mês de junho) com contas de água, luz, serviços, contratos de manutenção, material de consumo, redução de salários administrativos e encargos, etc.

O total de todos os valores apurados neste período atingiu pouco menos de R$500.000,00, que equivale à 9,6% de um mês do nosso orçamento anual. Desta forma, estamos concedendo um crédito de 10% sobre uma mensalidade escolar, para todos os nossos alunos, de qualquer unidade acadêmica.

É importante esclarecer que nenhum professor nosso teve redução de jornada de trabalho durante a quarentena. Todas as reduções de jornada de trabalho e de salários que compuseram nossos cálculos, são restritas às atividades operacionais e administrativas. Em virtude da enorme inadimplência observada no pagamento das mensalidades de abril e maio passados, nossos professores receberam em média 70% de seus salários mas continuaram, bravamente, com seus horários de trabalho integral, totalmente empenhados e comprometidos com seus alunos e tão logo consigamos receber as mensalidades em atraso (pós pandemia) ou ainda linhas de crédito junto ao sistema financeiro, receberão integralmente seus respectivos saldos de salário. O que jamais poderemos pagar aos nossos professores é a indiscutível demonstração de ética, compromisso, responsabilidade e bom senso que estão demonstrando ao longo desta crise sem precedentes.

Quanto ao crédito de 10% de uma mensalidade a que os alunos farão jus, poderá ser solicitado da seguinte forma:

- Utilização do crédito para pagamento de qualquer mensalidade em atraso indicada pelo aluno;
- Utilização do crédito para pagamento de qualquer mensalidade a partir de julho/2020;
- Pedido de reembolso em conta corrente indicada pelo aluno. Nestes casos o aluno deverá estar em dia com o pagamento de suas mensalidades até o mês de junho/2020 (mesmo que tenha efetuado os pagamentos parciais em abril, maio e junho) e deverá informar em e-mail para atendimento@oswaldocruz.br seu nome completo, número de matrícula, banco, agência, nome completo e cpf do correntista que receberá o crédito. Por motivos operacionais, os créditos poderão ser efetuados em até 7 dias úteis.

Atenciosamente.

Carlos Quirino
Diretor Geral

Comunicado 29/05/2020 - Dependências

São Paulo, 29 de maio de 2020
Horário de publicação: 19h00

Prezado aluno,

Lamentavelmente houve um atraso das cobranças das aulas de dependências por causa da quarentena, pedimos desculpas.

Estamos enviando novos prazos, emitindo as parcelas que ficaram pendentes, sem multa ou juros.

A parcela de Abril está sendo emitida com 10% de desconto conforme comunicado enviado no dia 29 de Maio.

Qualquer dúvida ou dificuldade entre em contato com o atendimento pelo e-mail atendimento@oswaldocruz.br.

Atenciosamente.

Grupo Oswaldo Cruz

Comunicado 19/05/2020

São Paulo, 19 de maio de 2020
Horário de publicação: 19h00

Informamos a todos que em virtude da antecipação de feriados anunciada pelos Governos Municipal e Estadual, seguiremos a programação de atividades conforme abaixo:

  • QUARTA-FEIRA (20/05)
    Não haverá atividade pedagógica, exceto Pós-Graduação (de comum acordo com os alunos)


  • QUINTA-FEIRA (21/05)
    Não haverá atividade pedagógica, exceto Pós-Graduação (de comum acordo com os alunos)


  • SEXTA-FEIRA (22/05)
    Haverá atividade pedagógica na FFCL, ISE, FARMÁCIA, COLÉGIO e PÓS-GRADUAÇÃO, nas demais unidades pedagógicas não haverá atividade pedagógica


  • SÁBADO (23/05)
    Haverá atividade pedagógica apenas na FARMÁCIA, FFCL, ISE e PÓS-GRADUAÇÃO (esta última, de comum acordo com os alunos)


  • SEGUNDA-FEIRA (25/05)
    Desde que confirmada a antecipação do feriado de 9 de Julho, não haverá atividade pedagógica, exceto Pós-Graduação (de comum acordo com os alunos)

Agradecemos a todos pela compreensão.

Atenciosamente.

Grupo Oswaldo Cruz

Comunicado 07/04/2020

São Paulo, 07 de abril de 2020
Horário de publicação: 19h15

Em virtude da prorrogação da quarentena no Estado de São Paulo, informamos que também permanecem suspensas as atividades presenciais até dia 22 de Abril de 2020.
Todavia ratifica-se que as atividades pedagógicas continuam por meio remoto.

Atenciosamente,
Grupo Oswaldo Cruz.

Comunicado para alunos de Enfermagem e Farmácia 03/04/2020

São Paulo, 03 de abril de 2020
Horário de publicação: 20h10

Prezados Estudantes,

Informamos que estamos apoiando a iniciativa do Ministério da Saúde na Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo", voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus (COVID-19).

- Portaria MEC – 356 – 20/03/2020
- Portaria MS 492 – 23/03/2020
- Edital MS 4 – 31/03/2020

De acordo com o Edital 4/2020, os alunos de Enfermagem e Farmácia que tiverem interesse em participar da ação, serão responsáveis por se inscreverem, devendo realizar o preenchimento da "Ficha do Aluno", item "O Brasil Conta Comigo - Acadêmico" disponível pelo link: http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ neste programa do Ministério da Saúde.

O incentivo das Faculdades Oswaldo Cruz será por meio de uma bolsa de 20% a ser concedida sobre o valor da mensalidade que o aluno estiver pagando (inclusive aos alunos das últimas séries).

Recomendamos que os alunos interessados façam a leitura minuciosa do Edital, antes que seja realizado o preenchimento do cadastro oficial de inscrição, na medida em que a participação é de cunho exclusivamente pessoal de cada aluno. Farão jus ao benefício que a instituição concederá, todos os alunos de Enfermagem e Farmácia que efetivamente forem inscritos, convocados e encaminharem por e-mail ao Núcleo de Estágios das Faculdades Oswaldo Cruz as respectivas comprovações, bem como atestado de participação mensal emitido pelos seus Supervisores na referida ação.

Em caso de dúvidas, poderão manter contato com a Coordenadora do Núcleo de Estágios, Profa. Jane Bueno - jane.bueno@oswaldocruz.br

Atenciosamente,

Grupo Oswaldo Cruz

Comunicado 26/03/2020

São Paulo, 26 de março de 2020
Horário de publicação: 19h57

Conforme declaração da nossa Diretoria Geral, alunos, pais ou responsáveis financeiros que atuam como profissionais liberais, comissionados, autônomos, microempresários, etc. Poderão solicitar o pagamento parcial da mensalidade de abril (60%- redução de 40%). O valor da redução ficará pendente e será parcelado em até 5 meses quando houver a suspensão da quarentena.
Caso você se enquadre nessa situação siga as instruções abaixo:

  • Encaminhe um e-mail para atendimento@oswaldocruz.br;
  • Colocar no "assunto" do e-mail: Pagamento parcial da mensalidade de abril de 2020;
  • Mencionar no texto do e-mail obrigatoriamente:
  1. Nome completo;
  2. Curso, série/semestre e número de matrícula completo;
  3. Atividade profissional que exerce;
  4. Endereço do e-mail para onde deveremos encaminhar o novo boleto;
  5. Se quiser (não obrigatório) apresente sua justificativa.
IMPORTANTE: Este e-mail deverá ser encaminhado antes do vencimento da mensalidade.

Comunicado 23/03/2020

São Paulo, 23 de março de 2020
Horário de publicação: 19h00

Prezados Estudantes,

Desde o dia 13 de março, quando suspendemos as atividades pedagógicas presenciais para contribuir no combate da disseminação do COVID-19, todo o nosso corpo técnico, operacional e em especial nosso corpo docente vêm se empenhando ao máximo para manter as atividades pedagógicas por meio remoto.
Diante da determinação do governo do Estado de São Paulo de interromper todas as atividades não essenciais à partir de amanhã, 24 de março, informamos que estaremos suspendendo também o atendimento administrativo em nossas instalações, porém continuaremos nossas atividades pedagógicas por meio remoto, a exemplo do que vimos fazendo desde o dia 13 de março.
Neste momento difícil por que passamos, precisamos estar unidos no combate à pandemia do COVID-19, na medida em que a VIDA deve ser tratada como nosso bem mais precioso.
Pedimos a todos os nossos estudantes que observem atentamente a orientação que vem sendo emanada pelos órgãos públicos de saúde e atendam aos apelos de distanciamento social e isolamento domiciliar.
Pedimos também que durante todo este período, apoiem seus professores, acompanhem suas atividades pedagógicas pelo nosso site e mantenham-se dedicados aos seus estudos.
Não temos dúvidas de que, unidos, solidários, com responsabilidade e maturidade, atravessaremos este período de dificuldades rapidamente e quando controlada a pandemia, seremos todos beneficiários de uma sociedade melhor.

Atenciosamente.

Carlos Quirino
Diretor Geral

Comunicado 23/03/2020

São Paulo, 23 de março de 2020
Horário de publicação: 19h00

Prezados Estudantes,

Desde o dia 13 de março, quando suspendemos as atividades pedagógicas presenciais para contribuir no combate da disseminação do COVID-19, todo o nosso corpo técnico, operacional e em especial nosso corpo docente vêm se empenhando ao máximo para manter as atividades pedagógicas por meio remoto.
Diante da determinação do governo do Estado de São Paulo de interromper todas as atividades não essenciais à partir de amanhã, 24 de março, informamos que estaremos suspendendo também o atendimento administrativo em nossas instalações, porém continuaremos nossas atividades pedagógicas por meio remoto, a exemplo do que vimos fazendo desde o dia 13 de março.
Neste momento difícil por que passamos, precisamos estar unidos no combate à pandemia do COVID-19, na medida em que a VIDA deve ser tratada como nosso bem mais precioso.
Pedimos a todos os nossos estudantes que observem atentamente a orientação que vem sendo emanada pelos órgãos públicos de saúde e atendam aos apelos de distanciamento social e isolamento domiciliar.
Pedimos também que durante todo este período, apoiem seus professores, acompanhem suas atividades pedagógicas pelo nosso site e mantenham-se dedicados aos seus estudos.
Não temos dúvidas de que, unidos, solidários, com responsabilidade e maturidade, atravessaremos este período de dificuldades rapidamente e quando controlada a pandemia, seremos todos beneficiários de uma sociedade melhor.

Atenciosamente.

Carlos Quirino
Diretor Geral

Comunicado 17/03/2020

São Paulo, 17 de março de 2020
Horário de publicação: 12h15

Prezados Estudantes,

Todos os professores estão trabalhando para publicarem conteúdos e atividades em suas páginas aqui no portal. Foi desenvolvido um plano para que a atividade pedagógica seja mantida remotamente. A partir de amanhã, dia 18/03/2020, boa parte de tudo que planejamos já estará no ar.

É fundamental que todos participem e reservem o horário que sempre foi dedicado à faculdade para ESTUDAREM. De nada adiantará todo esse esforço se cada um, na sua competência, não agir com responsabilidade e consciência do seu papel.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Diretoria Geral Grupo Oswaldo Cruz.

Comunicado 17/03/2020

São Paulo, 17 de março de 2020

Informamos que foi confirmado um caso positivo de contaminação de um estudante no curso de Química Bacharelado, noturno. Já recomendamos a todos que procurem os serviços de saúde caso observem os sintomas da doença.

Agradecemos a compreensão e contamos com o apoio de todos.

Comunicado 13/03/2020

São Paulo, 13 de março de 2020

Suspensão das atividades presenciais

Informamos a todos que, no objetivo de contribuir com o controle da disseminação do Coronavirus, as atividades pedagógicas presenciais estão suspensas em todas as Instituições de ensino Oswaldo Cruz a partir de hoje até o dia 28 de março de 2020. As atividades pedagógicas serão mantidas por meio remoto para que não haja prejuízo acadêmico e os estudantes serão orientados oportunamente.

Agradecemos a compreensão e contamos com o apoio de todos.

Comunicado 12/03/2020

São Paulo, 12 de março de 2020

Informamos que até a presente data não há registro de pessoas desta comunidade acadêmica acometidas pela COVID-19, ainda vale ressaltar que não há tratamento e vacina específicos para a infecção humana pelo CONVID-19, assim as principais medidas de prevenção, recomendadas pelo plano de contingência da Secretaria de Saúde de Estado de São Paulo são:

  1. Higiene de mãos com água e sabonete ou álcool gel 70% por no mínimo 20 segundos;
  2. Evite ficar próximo de pessoas com febre e tosse;
  3. Etiqueta respiratória: quando tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço. Descartar o lenço no lixo e higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70% por no mínimo 20 segundos;
  4. Procurar serviço de saúde caso apresente sintomas respiratórios;
  5. A OMS não recomenda que indivíduos assintomáticos (ou seja, que não têm sintomas respiratórios) na comunidade usem máscaras cirúrgicas. As máscaras são recomendadas para pessoas sintomáticas na comunidade.

Medidas internas:

  1. na presença de sintomas de gripe ou resfriado (dor de cabeça, coriza, febre e tosse), pede-se que se abstenha de frequentar as aulas e procure uma unidade de saúde para avaliação;
  2. Informe imediatamente a um professor do curso ou autoridade pedagógica das FOC para tomada de medidas necessárias para proteção e prevenção de toda a comunidade acadêmica;
  3. O aluno com suspeita ou que seja acometido pela COVID-19, ou que tenha que manter quarentena por ter tido contato com pessoa acometida pela doença estará protegido pelo regimento interno das FOC durante sua ausência e receberá as atividades pedagógicas por meio de ferramentas de acompanhamento de estudo.
  4. Consulte o plano de contingência da Secretaria de Estado da Saúde no link: PLANO-ESP-200220.pdf

Medidas protetivas:

http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

São Paulo, 12 de março de 2020.


Comissão Consultiva sobre Coronavírus
Diretoria Geral do Grupo Oswaldo Cruz
Diretoria da Faculdade de Farmácia Oswaldo Cruz
Diretoria da Faculdade de Enfermagem Oswaldo Cruz

Brasão foc

Acompanhe aqui as orientações que nossa Comissão Consultiva passará a toda comunidade.

Ministério da Saúde

Informe-se sempre em fontes oficiais. O Ministério da Saúde mantém, inclusive, uma página a respeito das notícias falsas que circulam pela Internet.

Comissão Consultiva Interna para assuntos relacionados ao COVID-19
Comissão efetivada por orientação da Diretoria Geral do Grupo Oswaldo Cruz


Participantes:

Paulo Roberto Miele

Arthur Bittes Júnior

Alice da Matta Chasin

Júlia Maria Martins de Souza Felippe


Objetivo:

Fornecer subsídios para a Diretoria Geral sobre assuntos relacionados ao COVID-19

Sugerir condutas e adoção de protocolos para o combate da infecção por Coronavirus – COVID-19