Faculdade de Tecnologia


Faculdade de Tecnologia

História


As mudanças que ocorrem em todos os segmentos das economias, tanto nacional quanto internacional, afetam o homem, o meio ambiente e as instituições, exigindo a geração de tecnologias provenientes de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capacidade gerencial para produzirem novos bens e serviços de qualidade.

Assim, a Diretoria da Pro Técnica Paulista Ltda., em 2000, considerando os avanços obtidos na formação de técnicos de nível médio, conduzindo um trabalho de aproximação constante com os setores industrial, comercial e de prestação de serviços, e à luz da legislação, planejou a criação de um Centro de Educação Tecnológica.

Fundamentada na Lei no 9.394, de 20/12/1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos Decretos No 2.208, de 17/04/1997, que regulamentava a Educação Profissional e No 2.406, de 28/11/1997, que trata de Centros de Educação Tecnológica, além da Resolução CNE/CEB no 04/99, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, criou o Centro de Educação Tecnológica Oswaldo Cruz, implantando vários cursos de tecnologia, ampliando, sobremaneira, sua atuação no setor educacional paulistano.

Entretanto, por força do Art. 3º, do Decreto da Presidência da República No 5.225, de 04 de outubro de 2004, que modifica dispositivos do Decreto 3.860, de 09 de julho de 2001, o Centro Tecnológico teve sua denominação alterada para Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz (FATEC).

Atualmente, mantém os cursos de Polímeros, Alimentos (Industrializados), Cosméticos, Gestão Ambiental, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística, cujas denominações contemplam o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de tecnologia.

Diretor: Profª. Maria Angélica Barone

Missão e Visão


A FATEC tem como missão promover a difusão das ciências e da cultura, propiciando a formação de cidadãos competentes e diligentes ao exercício profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, constituindo-se em um polo educacional comprometido com o desenvolvimento regional e nacional e objetivando a interação social, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preservação ambiental.

Quanto à visão, a FATEC quer ser reconhecida pela sociedade como Instituição de Ensino Superior de referência, comprometida com o desenvolvimento do saber e com a excelência dos serviços educacionais que presta à comunidade, cumprindo assim sua responsabilidade social.

É uma Instituição Educacional dedicada às diversas áreas do conhecimento tecnológico e caracterizada pela busca contínua da excelência do ensino, de atividades extensionistas, bem como da formação integral do ser humano. Prioriza o avanço do conhecimento tecnológico e a incorporação crescente de novos métodos e processos produtivos, além do desenvolvimento do processo educacional que favoreça, de modo permanente, a transformação do conhecimento em bens e serviços, em benefício da sociedade.

Regulamentos


Cursos