Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz Cursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz Ensino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo Cruz Processo Seletivo
Radialismo
Área: Comunicação
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
2817 horas
Duração do curso
8  Semestres
Reconhecimento
Portaria Nº2.096, de 27/12/2000. Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 705, de 18/12/2013; DOU de 19/12/2013.
Mensalidade referente ao ano letivo de 2014: R$ 890,00.*
A instituição mantem uma politica de desconto para pagamento antecipados.Valor da mensalidade com desconto para pagamento até o dia 01 de cada mês:R$ 845,50.Estudantes bolsistas ou participantes de programas de convênios não são beneficiados com desconto por antecipação.
Apresentação
O Radialista é o profissional responsável pela criação, produção e veiculação de materiais audiovisuais, podendo trabalhar em emissoras de Televisão, Rádio, Produtoras Independentes, Internet, ou empresas do segmento de Comunicação como agências de Publicidade e Propaganda.
Tem entre suas atividades profissionais, a criação de programas, roteiros para produtos audiovisuais institucionais, educacionais, informativos ou de entretenimento, como obras de ficção seriada tais como novelas, além da adaptação de narrativas para todo tipo de veículo audiovisual. Também produz e dirige materiais destinados à Internet, à exibição em eventos empresariais e shows, peças teatrais e programas ao vivo ou gravados, onde pode ser responsável pelas áreas de som e imagem.Pode o Radialista ser um empreendedor, criando sua própria empresa para atuação no mercado da Comunicação.
O Curso
Desde sua criação em 1996, o Curso de Radialismo da Oswaldo Cruz orgulha–se de ter formado e lançado no mercado profissionais com a mais alta qualificação, atuantes nas diversas áreas da Comunicação, ocupando funções e cargos importantes em todas as emissoras de São Paulo, Produtoras Independentes além dos empreendedores que montaram seus próprios negócios.
Isso é possível graças à qualificação de nossos professores, profissionais reconhecidos, atuantes em vários segmentos da Comunicação Social, à estrutura das salas de aula e laboratórios, dotados de equipamentos adequados à realização de trabalhos práticos com alta qualidade, e à orientação do Curso, que permite ao aluno vivenciar a atuação profissional dentro do ambiente acadêmico.
É importante destacar também as parcerias com outros cursos da Instituição bem como convênios de estágios com emissoras e produtoras de conteúdos audiovisuais, viabilizando um aprendizado focado nas exigências do Mercado.
Para conhecer mais, agende uma visita.
Conheça também nossa fan page no Facebook: Comunicação e Design em Ação
Mercado
A lei 12.485/2011 amplia mais ainda o vasto campo de trabalho do Radialista, visto que obriga as emissoras de TV pagas, a exibir diariamente produções realizadas nas localidades onde seu sinal é veiculado.
Em 2016 a televisão aberta brasileira passará a ser transmitida exclusivamente em formato digital. Este fato obrigará as emissoras de TV a buscarem profissionais cada vez mais capacitados para trabalhar com os novos formatos de produção audiovisual.
Outro segmento do mercado audiovisual com fantástico crescimento é a Internet que permite a criação, realização e veiculação de produtos em formatos inovadores, causando verdadeira revolução na área da Comunicação.
Informações Técnicas
1. A partir do 1ª semestre, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 120 (cento e vinte) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe comprová–las junto à Coordenação do Curso para fins de assentamentos acadêmicos

2. O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua
carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre, estágio de prática
profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Contudo, o estudante deverá cumprir, a partir do 5º semestre, obrigatoriamente 300 (trezentas) horas de Estágio Supervisionado em setores
das áreas supracitadas. Em ambos os casos, o estudante deverá observar as normas preconizadas no Regulamento de Estágios e as da legislação pertinente.
O estágio de caráter optativo poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso, bem como poderá, eventualmente e a critério do Núcleo Docente Estruturante, completar a carga horária prevista para o estágio de caráter obrigatório.

4. No último semestre, o estudante deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso perante Banca Examinadora, baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Essa atividade será computada nas horas destinadas às Atividades Complementares, podendo ser–lhe atribuídas até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com parecer exarado pelo
Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

5. As aulas são ministradas na modalidade presencial e com duração de 50 (cinquenta) minutos.

6. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 08 (oito) semestres e, no máximo, de 12 (doze) semestres.
Coordenação
Marcelo Caldeira Baptista - Especialista
E-mail para o coordenador
  
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.